terça-feira, 5 de março de 2013

Os filmes perdidos


  Vários grandes filmes foram danificados e o que resta deles hoje, em sua maioria, não chega a 10% do original...



   Tenho certeza que a maioria dos leitores deste blog gostam de filmes clássicos, sendo ou não da era do cinema mudo. Mas tenho certeza que a maioria de vocês sabe, também, que boa parte da obras clássicas do cinema foi perdida parcial ou completamente.

 Cleópatra, de 1917 - hoje só existem os 20 segundos finais do filme.

   O que aconteceu na maioria das vezes é que alguns estúdios simplesmente se livraram de "espaço" em sua cinematecas, jogando fora cópias daqueles filmes que eles consideravam que não renderiam mais ganho financeiro, sem saber que algum dia eles teriam algum valor histórico. 

   Boa parte dos filmes clássicos que perduram até hoje sobreviveram graças a apaixonados que guardaram as latas com os rolos de filme. Os avanços tecnológicos, que facilitaram a restauração das obras cinematográficas, também ajudaram a tornar possível que obras consideradas perdidas hoje possam ser vistas pelas gerações atuais. Além disso, a passagem do tempo também é importante, já que muitos dos citados abnegados não possuíam direitos sobre os filmes, sendo necessário, então, que os mesmo caíssem em domínio público antes de poderem ser novamente divulgados. que são redescobertos, restaurados  e ficam sob domínio público. 

   Claro, também há obras que permaneceram sob cuidados dos próprios estúdios, que muitas vezes fazem Dvds especiais com grandes clássicos.

  Saved From The Titanic, de 1912 - apenas dez minutos restam deste filme mudo.

  Entre os perdidos está Cleópatra (1917). Além de ser uma das primeiras super produções, lançou a primeira sex idol, a atriz Theda Bara. Outro exemplo de obra perdida é Saved From The Titanic (1912). 

   
 Theda Bara em cena bastante ousada para a época...


  Cito também The Patriot (1928), famoso na época e indicado ao Oscar, mas do qual hoje restam apenas oito minutos. Algumas cenas do King Kong de 1933 também são consideradas perdidas.


Melhor sorte teve Metropolis: até 2010 boa parte dele era considerado irremediavelmente perdido, mas já se encontra completo. Outro filme encontrado recentemente é Charles Chaplin In Zapped, onde Carlitos enfrenta dirigíveis na primeira guerra mundial. 

   Restaurar filmes antigos é um processo difícil, que nem sempre alcança resultados satisfatórios (muitas vezes, a imagem fica péssima por conta do péssimo estado dos negativos). Sem falar que boa parte deles passou muito tempo esquecido, até mesmo por quem os guardou. Muitos dos filmes perdidos ainda devem estar por aí, mas esquecidos até mesmo por aqueles que os salvaram da destruição. Segue a lista dos filmes perdidos( fonte: Wikipédia em inglês) :






















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution