sexta-feira, 21 de junho de 2013

Um Drácula Húngaro que mudou o cinema de Terror


    Existe alguma dúvida de que Bela Lugosi é o melhor Drácula de todos os tempos e um dos maiores atores que já pisaram em Hollywood? Se existe, você precisa conhecer o trabalho desse grande ator...



       Bela - ou Béla Lugosi foi um ator húngaro que nasceu em 1882 e bateu as botas em 1956. Muitos atores na época se destacavam, mas Lugosi simplesmente deu vida  e charme a um gênero cinematográfico e revolucionou com sua atuação o cinema de monstros.


    Ele fugiu de casa aos 11 anos, não se sabendo ao certo o motivo. Logo começou a trabalhar como minerador de ouro. Alguns anos depois conseguiu entrar numa companhia de teatro, onde ganhou fama e fez cerca de doze filme mudos na Áustria-Hungria.

  Béla Lugosi no filme mudo húngaro 
Az Ezredes, sua primeira aparição na tela

    Após estes fatos, ele foi convocado para o exército, para lutar na Primeira Guerra Mundial onde teria sido ferido três vezes, tendo que tomar morfina durante toda a vida para aliviar as dores. Há outra versão em que ele se passou por louco para ser dispensado. Após sua dispensa, casou com sua primeira esposa.. Ele era ativista do sindicato dos atores e sua posição política o fez fugir do país e se instalar em Berlim, Alemanha.

Aparição de Lagosi no filme Alemão Der Tanz auf derm Vulcan.

    Na Alemanha, Bela apareceu em alguns poucos filmes que não lhe rendiam muito dinheiro. Partiu então para os E.U.A, sendo naturalizado cidadão americano e fixando moradia em Nova York. Trabalhou normalmente por um tempo e entrou em uma companhia de teatro de um bairro americano-húngaro. Essa companhia conseguiu tanto sucesso que logo Bela Lugosi estava na Broadway . Seu talento para interpretar vilões era inegável.

Bela Lugosi interpreta Drácula na Broadway. A lenda nasce.

      O prestígio de Lugosi na Broadway fez com que ele, em  1927, fosse chamado para estrelar a adaptação de Drácula para o teatro. Drácula era impedido pela família de Bram Stoker - escritor que criou o personagem - de ser adaptado. Mesmo Nosferatu, primeira adaptação de Drácula, se tornou ilegal pela intervenção da família Stoker. A peça fez tanto sucesso que fez uma turnê de 261 espetáculos e chamou atenção da Universal, que passou a planejar uma adaptação para cinema.

Bela Lugosi no filme Drácula(1931)

   No início a Universal não planejava Lugosi no papel por conta de seu sotaque húngaro. Mas não demorou a perceber que a atuação dele era impactante e que seu sotaque dava ainda mais "vida" ao vampiro. O filme fez de Bela Lugosi um dos grandes nomes da Universal e deu inicio a uma mania de filmes de monstros e adaptações de livros de terror. O próprio Lugosi estaria em vários deles, como O Gato Preto (1931), Raio Invisível (1932),  O Corvo (1932), O Filho de Frankenstein (1933),  Sexta-Feira Negra (1934) e vários outros.

Béla e Boris Karloff. Grande rivalidade

   Com o tempo, Bela foi sendo superado em preferência por Boris Karloff. Lugosi aparecia cada vez menos nos filmes e tinha papéis cada vez mais secundários em filmes estrelados por Karloff, que muitas vezes até ganhava o papel no lugar de Lugosi. A rivalidade entre os dois era imensa. O húngaro ficava cada vez mais ressentido por Karloff estar tirando seu brilho. A Universal tentava dar a Bela papeis honrosos como na série O Retorno De Chandu. Mas o sotaque ainda incomodava a Universal, mesmo que não ao público. Outro problema foi a associação de Lugosi com o papel de Drácula, que o impedia de conseguir interpretar outros personagens.


      A Universal parou de produzir filmes de terror após uma proibição britânica em 1936 e Lugosi não via mais espaço no estúdio, que o via como um ator de filmes de terror. Ele partiu para os filmes B, que não lhe rendiam muito. Mesmo com imensa popularidade com o público, Lugosi enfrentava sérios problemas financeiros. Além de ter que pedir dinheiro emprestado ao Fundo Dos Atores para pagar contas de hospital após o nascimento de sua filha, Bela Lugosi George.

Lugosi recorre a filmes B para não ficar sem dinheiro.

   Mergulha cada vez mais em decadência e passa a fazer comédias para produtoras de filmes B. Além disso passa a sentir diversas dores por ferimentos adquiridos na Primeira Guerra Mundial. Os médicos passam a o receitar remédios cada vez mais fortes. Ao mesmo tempo, ele começa a auto-medicar com morfina e se vicia, o que o afasta ainda mais da Universal. Em 1943 ele foi chamado para interpretar Drácula mais uma vez, porém seu vicio era tão notório que os produtores optaram por Ian Keith para o papel.

   Um Lugosi velho, melancólico e viciado surgia e boa parte dos estúdios o dava como morto. Lugosi foi redescoberto por Ed Wood, que era seu grande fã, e atuou em Glen Or Glenda (1953) e em A Noiva Do Monstro (1954). Após isso Lugosi procurou tratamento para seu vício. 



    Ed Wood tinha a intenção de usar todos os lucros de A Noiva Do Monstro para pagar o tratamento de Lugosi, mas o filme não fez sucesso (como, aliás, os outros filmes de Ed). Mas Frank Sinatra pagou o tratamento, por respeito a seu papel como Drácula.  



                                            Entrevista de Lugosi ao sair do Hospital onde fazia seu tratamento(1955).


      Bela Lugosi e Ed Wood começaram um novo projeto, que não foi terminado pois o ator faleceu  em 16 de agosto de 1956, deitado em seu sofá. Ed Wood usou o pouco que foi filmado em Plano 9 do Espaço Sideral, que é considerado o pior filme da história. Assim terminou a vida desse grande ator que foi vítima do selvagem sistema de Hollywood. Bela foi enterrado usando sua vestimenta de Drácula.

O falecido Lugosi vestido de Drácula em seu enterro.

   A parte final da vida de Lugosi é contada no filme ED WOOD, de Tim Burton, que está completo no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution