quarta-feira, 10 de julho de 2013

1001 Filmes Para Se Ver Antes De Morrer- O Cantor De Jazz


     O primeiro filme sonoro da História...



    O cinema passou por uma rápida mudança em 1927, que afetou a carreira de diversos atores e mudou o conceito de interpretação cinematográfica da noite para o dia. O grande responsável por essa mudança foi o filme The Jazz Singer (O Cantor de Jazz em tupiniquim), do diretor Alan Crosland. Este, além de sua grande inovação, salvou a Warner Bros da falência. Analisemos a obra que dividiu o cinema.


       A obra conta a história de uma tradicional família de cantores religiosos que tem um filho que resiste a seguir os mesmos passos das cinco gerações anteriores. O seu sonho é se tornar um grande cantor de jazz, chocando o seu pai. Expulso de casa, o rebelde depende apenas de seu talento para subir na vida. .


O filme deixa bem claro um estereótipo da época de que cantores de Jazz devem ser negros.
      O Cantor De Jazz não é exatamente um filme sonoro: é um filme mudo com algumas cenas sonoras. Talvez para não chocar demais o publico, o diretor é bem sutil no uso do som. Alguns dizem que o filme critica o fanatismo religioso, mas não concordo, pois vejo a abordagem do assunto apenas como um recurso dramático, um atrativo a mais para o filme. Acredito que a verdadeira crítica do filme é aos esteriótipos raciais da época: como se acreditava que um cantor de Jazz tinha que ser negro, o protagonista, Jackie Rabinowitz, se pinta para parecer negro e poder cantar na Broadway. Ainda assim, acho a crítica sutil.


          As interpretações do filme ainda são tipicamente de filmes mudos, muito exageradas. Mas isso não é ruim,  pois era a interpretação da época e, como foi dito no começo do post, a evolução tecnológica do cinema ocorreu da noite para o dia e pegou diversos  cineastas (inclusive Charlie Chaplin) de surpresa, não deixando muito tempo para os atores e atrizes acompanharem.  As cenas musicais, que são as únicas que tem voz sincronizada,  são bem produzidas e o pessoal do som fez um primoroso primeiro trabalho.


O pai fanático religioso se opõe a carreira do filho. Não é um a crítica, como muitos interpretam e sim um impulso a mais para a história.
      O interessante é que O Cantor De Jazz estava fadado ao sucesso: o fato de ter voz sincronizada  o faria ser um sucesso mesmo que não fosse um bom filme. Mas Alan Crosland fez um belo filme, com cenas inspiradas e um belo roteiro. Ele se empenhou em fazer  um filme grandioso e não caça níquel que apenas levasse o público aos cinemas. O Cantor De Jazz é um eterno clássico, com uma boa história e o bônus de ser o primeiro filme falado. Sem dúvida merece estar na lista.

Nota-9.2



Aqui vai a letra da canção Mommy (de Joe Young, Sam M. Lewis e Walter Donaldson), que,interpretada por Al Jolson, marca um dos momentos mais emocionantes do filme:


Everything is lovely
When you start to roam;
The birds are singin', the day that you stray,
But later, when you are further away,
Things won't seem so lovely
When you're all alone;
Here's what you'll keep saying
When you're far from home:

Mammy,
Mammy,
The sun shines east, the sun shines west,
I know where the sun shines best
Mammy,
My little mammy,
My heartstrings are tangled around Alabammy.
I'm comin',
Sorry that I made you wait.
I'm comin',
Hope and trust that I'm not late, oh oh oh
Mammy,
My little Mammy,
I'd walk a million miles
For one of your smiles,
My Mammy! Oh oh oh

Mammy
My little Mammy.
The sun shines east, the sun shines west,
I know where, the sun shines best!
It's on my Mammy I'm talkin' about, nobody else's!
My little Mammy,
My heartstrings are tangled around Alabammy.
Mammy, Mammy, I'm comin',
I'm so sorry that I made you wait!
Mammy, Mammy, I'm comin'!
Oh God, I hope I'm not late!
Look at me, Mammy! Don't you know me?
I'm your little baby!
I'd walk a million miles
For one of your smiles,
My Mammy!

    O Cantor De Jazz( The Jazz Singer):


Gênero: Drama
Direção: Alan Crosland
Roteiro: Alfred A. Cohn, Jack Jarmuth
Fotografia: Hal Mohr
Trilha Sonora: Louis Silvers
Duração: 89 min.
Ano: 1927
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Estúdio: Warner Bros




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution