sexta-feira, 23 de março de 2012

Especialista de Star Wars prova que "homem voador" é falso

 O vídeo de um "homem voador" suspenso no ar e batendo asas artificiais ganhou quase um milhão de cliques no YouTube em um dia


Um vídeo que mostra um homem "voando com asas" deixou a web em polvorosa, e em cerca de 24 horas online quase um milhão de pessoas assistiram a filmagem (no atalho http://bit.ly/GI8QoS). Mas será que o vídeo é real? Segundo Ryan Martin, um dos especialistas de imagens geradas por computador que trabalhou na franquia Star Wars, a resposta é definitivamente não. Ao Gizmodo, o diretor técnico da Industrial Light & Magic e seus colegas mostraram evidências de que a produção é "muito bem feita, coisa boa", mas falsa.

A polêmica se iniciou com a divulgação do voo do engenheiro mecânico holandês Jarno Smeets, que começou o projeto Human Bird Wings há cerca de oito meses. Seu objetivo: criar asas que lhe permitissem voar como um pássaro. No site do projeto (www.humanbirdwings.net/) ele afirma ter conseguido. E o vídeo, que mostraria o feito, causou um rebuliço na internet.
Inicialmente, Martin enviou ao site americano a sua avaliação e a de outros 11 funcionários da empresa. "Não vejo nenhum problema visual gritante, mas isso é esperado considerando que a qualidade da filmagem é tão podre (shitty, no original) como esta. É a primeira coisa que me faz desconfiar de sua autenticidade", avaliou. "Eles conseguem criar um equipamento como este (asas artificiais), mas não podem investir em um equipamento de vídeo decente, ou... um tripé", questionava.
A dúvida sobre a veracidade incomodou tanto os especialistas em imagens criadas digitalmente (CGI, na sigla em inglês) que eles continuaram avaliando o vídeo, e depois mandaram provas ao Gizmodo de que a filmagem é, realmente, falsa. "A prova vem de um dos outros vídeos (no canal do YouTube) e o pessoal aqui está realmente impressionado que nos tomou tanto tempo para dizer se o voo era verdadeiro", começa Martin.
Na galeria, há também a explicação - "que não é 100% prova" da equipe de imagens geradas por computador do estúdio Visual Playground, também ao Gizmodo. O principal argumento deles também vem de outro vídeo do canal no YouTube, e questiona o fato de as simulações das asas artificiais terem sido feitas em um programa de CGI e não de um simulador de Física ou Engenharia.
À parte o CGI
Antes das descobertas feitas com a análise dos vídeos que o engenheiro mecânico Jarno Smeets, o "homem voador", postou em seu canal do YouTube, Martin e seus colegas levantaram uma série de outros motivos que evidenciariam - ainda que sem provas - que o vídeo é falso.
Martin disse uma das coisas que o incomodavam no vídeo é o fato de a cabeça do "homem voador" ficar muito estável durante o voo. "Tente manter a cabeça tão parada enquanto bate os braços para cima e para baixo sem eles estarem ligados a uma asa mecânica gigante", pondera. Apesar disso, ele contrapõe que não encontrou outras "falhas visíveis" no vídeo, e por isso pediu a opinião dos colegas. Vários funcionários ecoaram a opinião. "Sei que quando voo em um avião eu não olho direto para baixo o tempo todo", afirmava um deles, também piloto de avião. "Chegar tão alto e não mover sua cabeça nem alguns centímetros para checar o visual? FALSO", avaliava outro.
"Observe como é fina a superfície da asa para sustentar um voo a 2,4 km por hora", questionava outro especialista em imagens geradas por computador. "O tecido da asa parece tecido gerado digitalmente, a estrutura tem aparência muito rígida, como um veludo grosso", apontava um colega. "As asas dele com certeza não vão garantir a aerodinâmica necessária para sustentar 80 kg no ar. O maior pássaro (da história) tinha uma envergadura de asa de 7 m e pesava apenas 77,5 kg", calculava um terceiro funcionário da IL&M.
"Além disso, a única maneira com que as pessoas têm conseguido se erguer do chão com pequenas aeronaves de asas fixas é usando equipamentos semelhantes a bicicletas. Um helicóptero humano conseguiu voar por 10 segundos a 12,7 cm do chão. As pernas são muito mais fortes do que os braços", analisava outro.
"Veja este vídeo", indicava um colega, com link para uma das filmagens que Smeets postou no YouTube (no atalho http://bit.ly/GIcYWa). "Ele fala sobre os motores que o ajudam durante o voo, então ele não está batendo as asas sozinho. Se é um hoax (boato falso na internet), é um hoax bem elaborado, porque ele (Smeets) tentou construir a credibilidade (do projeto) por meses antes (do vídeo)", ponderou, antes de ele e seus colegas provarem que o vídeo era, mesmo, fake.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution