sexta-feira, 7 de junho de 2013

Os 40 anos de Operação Dragão.


   O maior filme de artes marciais de todos os tempos - e maior obra do Mestre Bruce Lee - completa 40 anos em 2013...E NÃO TEREMOS PODCAST!!!



   Bruce Lee, enquanto vivo, sempre tentou fazer com que os filmes de cultura chinesa fizessem sucesso junto ao publico ocidental. Ele já havia feito The Big Boss, Fist Of Fury e The Way Of Dragon. São certamente três filmes muito divertidos, mas que não conseguiram passar a barreira oriental, fazendo sucesso apenas na China e em países como Tailândia e Japão. O filme que viria para mudar isso seria a obra Operação Dragão. Seu planejamento difícil quase impediu o andamento do grandioso filme. O preconceito dos estúdios de Hollywood quase impossibilitou a produção do filme.

Clássica cena do chute parado no ar, e não tem Cabo.

    O filme conta a história de Lee, um monge de Shaolin promissor que é chamado para um torneio organizado por Han, traidor do Templo. Ele inicialmente recusa, mas é convencido a atuar como espião para uma organização especial que acredita ser Han um grande traficante de ópio e outros entorpecentes. Lee penetra na ilha e acaba tendo diversas surpresas, como encontrar o sujeito que matou sua irmã.

É interessante que Bruce Lee escolheu atores secundários de outras
etnias, como afro descendentes( Jim Kelly) e
descendentes de Europeus nos EUA(Jonh Saxon).
    A produção enfrentou uma série de problemas. O maior deles era a reclamação dos produtores ligados ao estúdio por Bruce Lee ser descendente de chineses e eles não estarem dispostos a bancar um filme que tinha um baixinho chinês no papel principal. Os chineses na época faziam papeis de servos e poucas pontas. Isso incomodava Bruce Lee, que tinha sentido na pele durante a série O Besouro Verde, que tinha uma boa qualidade, mas onde ele reclamava de ganhar bem menos do que Van Williams .

Com o sinal fechado pelos estúdios americanos, Bruce foi a China tentar ganhar a vida por lá. Foi ali que fez os três filmes anteriormente citados, se tornando uma estrela no Oriente. A atenção despertada por ele convenceu a Warner, em coligação com a Golden Harvest, estúdio que produziu os filmes chineses de Bruce, a contratar o astro.

A cena do templo Shaolin é uma das melhores.
        Segundo o diretor Robert Clouse, Lee estava muito nervoso e não queria aparecer para as filmagens. Não é para menos, ele tinha enfrentado tantos NÃO dos estúdios que já devia estar paranoico. Além disso, deve ter pesado o fato de Operação Dragão ser seu primeiro trabalho com um grande orçamento. Quando Bruce Lee apareceu nos estúdios, estava muito nervoso, então Clouse iniciou o trabalho filmando uma cena onde seu personagem simplesmente está numa cadeira escrevendo.

Bruce era grande amigo de Robert Wall (O'Hara). Durante as gravações, o primeiro
 se cortou em cena com uma garrafa quebrada.
 Wall ficou muito preocupado e Bruce descontou chutando-o
mais forte do que deveria na cena.
      O filme em si é  bastante inovador para a época. Um chinês protagonizando um filme americano da WARNER era algo totalmente novo, o que dá a ele esse beneficio. Operação Dragão tem frases memoráveis e cenas bem coreografadas, um um roteiro interessante e bons diálogos.  Os cenários são realistas e bem feitos e as locações na China foram escolhidas a dedo, o que dá ao filme uma fotografia bastante razoável.



Jackie Chan (capanga tendo seu cabelo puxado) foi um figurante no filme,
ele disse que nos bastidores Lee lhe ensinou muito e
 que o soco do astro era do tipo "piscou, perdeu"
    O filme tem  trilha sonora de Lalo Schifrin, que acompanha o ritmo ora calmo e sereno, ora agitado e agressivo. A construção do personagem principal é interessante, com ele conversando consigo mesmo, falando pouco, mas tomando atitudes necessárias e seguro diante de qualquer situação. Lee parece ser alguém que está sempre lutando pra estar no controle. O filme possui cenas bastante icônicas como o labirinto de espelhos, as cenas do templo shaolin e a luta com O'Hara.


   O maior defeito talvez seja Bruce em alguns momentos homenageando os filmes de 007, o que afeta a trilha sonora nesses momentos. Outro problema é a super exposição da imagem dele na cena da luta no corredor das celas, talvez para dar destaque ao mesmo. Foi desnecessário, pois o filme já era de Bruce e ele se mostrou um ator competente. Mas esses defeitos de maneira alguma afetam a grandiosidade de Operação Dragão.

Alguns reclamam de não ter havido uma cena de luta
Bruce Lee x  Bolo Yeung,. Realmente, uma verdadeira perda.




    Resumindo, Operação Dragão é um grande filme, a maior obra do Mestre Bruce Lee, a maior pérola do seu perfeccionismo . Também representou o fim do preconceito contra chineses em Hollywood após arrecadar 90 milhões de dólares (uma bilheteria de cair o queixo na época). Mesmo que Bruce não tenha vivido para aproveitar sua fama mundial, ela abriu espaço para que outros como Jackie Chan e Jet Li brilhassem. A luta de Bruce Lee contra o preconceito no cinema merece ser lembrada e Operação Dragão é um documento histórico da luta dos Chineses pelo seu espaço no cinema mundial.


 Ficha Técnica 

Título Original: Enter the Dragon.
Origem: 
Hong Kong / Estados Unidos, 1973.
Direção: 
Robert Clouse.
Roteiro: 
Michael Allin.
Produção: 
Paul M. Heller, Bruce Lee, Fred Weintraub e Leonard Ho.
Fotografia: 
Gil Hubbs.
Edição: 
Kurt Hirschler e George Watters.
Música: 
Lalo Schifrin
.

Elenco 

Bruce Lee, John Saxon, Kien Shih, Ahna Capri, Angela Mao, Jim Kelly, Robert Wall, Bolo Yeung, Betty Chung, Geoffrey Weeks, Peter Archer, Lee Yan Ho, Marlene Clark, Allan Kent, William Keller, Mickey Caruso, Pat E. Johnson, Darnell Garcia, Mike Bissell, Ching-Ying Lam, Hidy Ochiai, Jackie Chan, Roy Chiao, Paul M. Heller, Sammo Hung Kam-Bo, Tony Liu, Steve Sanders, Wei Tung, Donnie Williams, Biao Yuen e Wah Yuen.



   

Um comentário:

  1. Caramba..
    Adorei essa resenha, muito franca e as críticas feitas nos pontos exatos em que poderiam ocorrer mudanças significativas na trama do filme, mas claro, sem ofuscar o brilho do mesmo.
    Parabéns ao blog.

    ResponderExcluir

Faça parte dessa Nerdlution