segunda-feira, 12 de agosto de 2013

1001 filmes para ver antes de morrer: O Bom, O Mal e o Feio



   Sem dúvida está no meu top 10 de preferido de todos os Tempos e na lista dos 1001 filmes para se ver antes de morrer...


Por Espetacular Nik

   Sergeo Leone é um diretor genial, a fotografia dos seus filmes, o desenvolvimento dos personagens e as brincadeiras com câmera. É tudo ótimo. Mas nesse filme, considerado por muitos (inclusive eu) o melhor faroeste de todos os tempos. A melhor atuação de Clint Eastwood, Lee Van Cleff entra como uma luva em seu personagem e Eli Wallach nem se fala. Esse filme faz parte da clássica Trilogia Dos Dólares, ele é tanto a última parte como um Prequel para as outras duas partes. Vamos acompanhar nesse artigo a saga de traição e tiros, MUITOS TIROS, tudo em busca de um tesouro perdido.


"Alguns passos para trás."

    
   O filme começa numa tremenda calmaria, só se escuta o som ambiente. Alguns homens chegam de cavalo e entram num bar. Tiros são disparados e de repente alguém pula a janela, é Tuco (O Feio). Um dos homens que tentou captura-lo sobrevive ferido, mas sobrevive. A cena muda para outro local, uma tranquila fazenda. Um misterioso Homem chega, Olhos de Anjo(O Mal) e entra na casa da fazenda. Ele foi lá matar o dono da fazenda, que no desespero paga o dobro para que ele não o mate e sim mate aquele que o mandou, e ainda por cima revela o segredo de um tesouro do exército enterrado. Olhos de Anjo aceita o dinheiro, mas mesmo assim mata o dono da fazenda.

"Pegadinha do Tuco,RÁ!"


       Em outro lugar, Tuco continua fugindo, mas um tiro derruba seu cavalo. Três caçadores de recompensa o abordam e dizem que ele vale dois mil dólares. Então surge o clássico, o cara, o maior personagem já interpretador por Clint Eastwood, O Homem Sem Nome (O Bom), mata os três e leva Tuco para as autoridades. A cena passa e Tuco está prestes a ser enforcado enquanto o Sheriff conta uma lista incrível de crimes cometidos por Tuco. Nisso, O Homem Sem Nome aparece no primeiro andar de um estábulo e atira na corda, libertando Tuco. Mais tarde tudo é revelado, Tuco era capturado pelo Homem Sem Nome, que recebia a recompensa e libertava Tuco. Depois repetiam e assim ganhariam dois mil dólares vez após vez. Nessa conversa Tuco deixa claro que perseguirá e se vingará de quem o trair.

'Quanta ingratidão depois de todas
 as vezes em que salvei a sua vida"

   
A cena muda para Tuco com a corda no pescoço mais uma vez. Loirinho (Homem Sem Nome) atira na corda, que não se rompe o acidente quase mata Tuco enforcado, Loirinho atira de novo e rompe a corda, Tuco corre e monta no cavalo de Loirinho, eles então fogem dalí. Tuco então diz que Loirinho não pode errar e começa a reclamar ofensivamente contra ele. Loirinho então acaba com o acordo e deixa Tuco no deserto. A noite chega e Olhos de Anjo vai até a casa de Bill Carson, aquele que sabe onde está o tesouro do exército e encontra apenas sua esposa. Ele a espanca e ela contam onde ele está. A cena muda e Tuco é mostrado no deserto tentando chegar a algum lugar, ele chega a uma cidade, bebe água e rouba uma arma e uma garrafa de "Pinga" numa loja de armas, visando se vingar de Loirinho.

"Essa merda não funciona."

    Tuco então vai até um hotel com capangas pois viu o cavalo de Loirinho lá, nessa cena começa a sub-trama do filme, A Guerra Civil Americana, que além de obstaculo para os personagens serve também de trama secundária. Loirinho está em seu quarto e é pego de surpresa pelos capangas de Tuco, mas mata todos. Tuco o rende e o ordena a colocar seu pescoço numa corda e subir numa cadeira, mas um tiro de canhão dá a deixa para Loirinho fugir e Tuco fica preso nos destroços, mas sai intacto. Começa então uma caçada no deserto, Tuco quer se vingar de Loirinho a todo custo. Dias depois, Loirinho já tem acordo com outro mal feitor e está mirando para tira-lo da forca, mas Tuco chega e rende Loirinho que sem defesa aceita tudo que Tuco ordena. Tuco e Loirinho vão para uma parte quente do deserto e Tuco manda que Loirinho tire seu chapéu e atira no cantil dele, deixando-o sem água. Loirinho é obrigado a andar pelo deserto escaldante sem chapéu e sem água, era a vingança de Tuco.

"'A vingança de Tuco"

      A tortura continua, Loirinho está exausto  e sem água. Então uma diligencia se aproxima, Tuco vai ver o que é aquilo, todos na diligencia estão mortos, mas Bill Carson(aquele que Olhos de Anjo procura) está agonizando e pede água, Tuco não liga, mas quando Bill fala de um tesouro, ele muda de ideia e corre para pegar água. Quando Tuco volta, Bill está morto e Loirinho está perto dele. Tuco pressiona Loirinho para contar onde está o tesouro, mas ele não conta, Tuco então é obrigado a deixar Loirinho vivo. Tuco leva Loirinho para um local de feridos de Guerra com a identidade de Bill Carson e lá internam Loirinho. O tempo passa, e mesmo sob pressão Loirinho não conta onde está o tesouro. Chega o dia de Loirinho ter alta, Tuco vai ver o padre que é seu irmão. Depois de discutir com seu o mesmo, Tuco parte com Loirinho.

     
Na diligencia eles partem rumo ao local do tesouro, mas são capturados por Soldados Da União (Eles estavam disfarçados de Soldados Sulistas). Na prisão militar, Tuco chama atenção por estar usando a identidade de Bill Carson e é levado até o subcomandante, que por acaso é Olhos De Anjo(Sim, aquele que procurava Bill Carson) Depois de dar um almoço a Tuco, Olhos De Anjo começa a tortura-lo, pois se ele está com a identidade de Bill Carson é por que deve saber alguma coisa. Tuco então admite que Loirinho saiba onde está o tesouro. Olhos De Anjo chama Loirinho e diz que ele mudou de parceiro, mas o trato é o mesmo. Loirinho deve leva-lo ao tesouro,e o mesmo sem opção, acaba aceitando. Tuco é levado por um dos subordinados de Olhos De Anjo, mas no trem ele consegue escapar e mata o Subordinado. Enquanto isso, Loirinho, Olhos De Anjo e alguns capangas chegam a uma cidade próxima onde tiros de canhão estavam sendo disparados. Tuco também está na cidade e o sobrevivente da cena inicial, agora sem um dos braços, entra no quarto abandonado onde Tuco está escondido. Tuco o mata.



"Quando tiver que atirar atire, não fale"

     O bando de Olhos De Anjo está numa casa abandonada, Loirinho se afasta e Olhos De Anjo manda um dos capangas segui-lo. Loirinho mata o capanga e se afasta do grupo de Olhos De Anjo. Tuco está tomando banho numa banheira e Loirinho chega, mandando Tuco vestir a roupa. Eles vão para a rua e enfrentam os capangas. Eles chegam ao local onde estavam Olhos de Anjo, mas encontram apenas um recado e o corpo de um capanga. Loirinho e Tuco continuam sua jornada rumo ao tesouro, mas são impedidos de seguir em frente por uma trincheira da União que luta pelo controle de uma ponte. Lá, eles conhecem um estranho Comandante que luta bêbado, ele relata a nossos aventureiros que ele tem um grande desejo de destruir a ponte. Loirinho e Tuco se alistam para não morrerem ali. Uma batalha começa e nossos heróis se escondem. Quando a batalha acaba, Loirinho tem a ideia de destruir a ponte para que as tropas se retirem. O comandante se fere e Loirinho diz para que ele observe. Tuco e Loirinho partem para destruir a ponte.



   Enquanto colocam as dinamites Tuco diz que eles podem morrer e pede para que Loirinho revele seu segredo. Loirinho diz que o tesouro está na sepultura de Arch Stanton. Eles colocam fogo na linha da dinamite e correm para não se ferirem. O comandante olha alegre para a explosão e morre. O tempo passa e Loirinho e Tuco acordam. Eles veem que todos os Soldados se foram e atravessam o rio. Chegando do outro lado, Loirinho vê um Soldado jovem agonizando e coloca seu casaco para aquecê-lo e lhe dá umas puxadas no seu cigarro. O Soldado morre e o Loirinho pega um poncho mexicano para substituir seu casaco (o poncho que é sua marca registrada) Loirinho vê Tuco indo ao cemitério sozinho a cavalo, ele vê um canhão e dá um tiro em Tuco, o tiro não acerta, mas derruba-o do cavalo. Loirinho atira de novo e Tuco é lançado longe, ele chega  ao cemitério e começa a procurar o túmulo e o acha. Ele começa a cavar, Loirinho chega e manda Tuco cavar. Daí Olhos De Anjo chega e joga uma pá para que Loirinho também cave, mas o nosso esperto Pistoleiro desprovido de nome revela que aquele não era o túmulo e que enganou Tuco e diz que escreverá o nome do túmulo certo em baixo de uma Pedra e quem vencesse um duelo veria o nome. 


  Um épico duelo de três homens se segue, a tensão e a música ajudam bastante no clima. Loirinho acerta olhos de Anjo Em Cheio, fazendo-o cair numa cova aberta. A arma de Tuco havia sido descarregada por Loirinho. Então Loirinho revela o verdadeiro túmulo que na verdade ficava ao lado do de Arch Stanton. Ele manda que Tuco cave. Horas depois Tuco tira o tesouro e olha feliz para Loirinho, mas vê uma forca armada por Loirinho, e o mesmo manda que Tuco coloque seu pescoço nela. Loirinho separa as partes e sai com os gritos desesperados de Tuco por socorro ecoando no ambiente. Tuco está quase sendo enforcado quando vê Loirinho voltando no horizonte, o inescrupuloso Homem Sem Nome mira sua arma e atira na corda libertando Tuco.

"Você é um grandezissimo SAFADOOOOO"

    Tuco cai da corda e grita raivoso contra Loirinho que cavalga triunfante no deserto rumo ao desconhecido. E assim termina o mais notável filme de Faroeste de todos os tempos, filme bem construído em todos os sentidos. Personagens bem feitos e marcantes e uma história bem amarrada. Sem dúvida merece estar na lista dos 1001 Filmes Para Se Ver Antes De Morrer.

Nota-10

Diretor: Sergio Leone
Elenco: Clint Eastwood, Eli Wallach, Lee Van Cleef, Aldo Giuffrè, Rada Rassimov, Mario Brega.
Produção: Alberto Grimaldi
Roteiro: Sergio Leone, Agenore Incrocci, Furio Furio Scarpelli, Luciano Vincenzoni
Fotografia: Tonino Delli Colli
Trilha Sonora: Ennio Morricone
Duração: 161 min.
Ano: 1966
País: Itália/Espanha
Gênero: Faroeste
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution