segunda-feira, 2 de setembro de 2013

1001 Filmes Para Se Ver Antes De Morrer- Vampiros De Almas

 
   Um dos filmes mais paranoicos do período mais obscuro da Guerra Fria...


Por Espetacular Nik

   Anos 50, um período de medo no mundo. De um lado os E.U.A e do outro a U.R.S.S, ambos sempre em constante conflito ideológico e em ambos os países havia perseguição aos apoiadores da ideologia oposta. Vampiros De Almas nos dá um panorama dessa paranoia.
 
  O filme se passa na fictícia Santa Mira. Dr. Miles Bennell (Kevin McCarthy) abre um consultório médico nessa pequena cidade, que é sua cidade natal. Mas estranhos acontecimentos passam a ocorrer, como pessoas dizendo que seus parentes próximos não são quem dizem ser. Em pouco tempo Miles e o amor de sua vida, Beckt Driscoll (A linda Dana Wynter) se veem numa situação apavorante, sem saber exatamente quem está possuído por misteriosos alienígenas e quem ainda está a salvo.


O filme tem uma história bastante inovadora para a época, uma invasão alienígena discreta e que causa desconfiança entre os habitantes da pequena cidade. Para um Filme B, as interpretações estão muito boas. McCarthy fez muito bem seu papel. O clima de ansiedade no filme é constante e o suspense ainda é muito vivo mesmo para os dias atuais. A cidade é muito bem caracterizada, pacata e com um ar suburbano. Não tem como saber exatamente quem já está infectado, quem assiste ao filme se sente na pele dos protagonistas. E essa empatia pelos protagonistas que o filme causa é um mérito para o diretor Don Siegel, famoso por fazer maravilhas com orçamentos assustadoramente baixos.


     Mas Vampiros de Almas é um filme politicamente crítico e bem válido para a época. A perseguição aos comunistas e a propaganda contra eles era excessiva. Realmente se tinha medo dos Comunistas e o clima de pânico e medo era enorme. O filme retrata bem isso na estranha invasão alienígena, o medo do vizinho, medo das pessoas do trabalho e de quem está no metrô. O único problema do filme talvez seja a falta de química entre o McCarty e Wynter, que torna as cenas românticas pouco críveis e visivelmente falsas. Mas resumindo, Vampiros de Almas é brilhante e retrata bem o quadro político/social da época. Além de ser um prato cheio para os amantes da ficção cientifica com suspense.

Nota-8


Gênero: Terror
Direção: Don Siegel
Roteiro: Daniel Mainwaring, Sam Peckinpah
Elenco: Carolyn Jones, Dana Winter, Don Siegel, Jean Willes, Kevin McCarthy, King Donovan, Larry Gates, Sam Peckinpah, Whit Bissell
Produção: Walter Wanger
Fotografia: Ellsworth Fredericks
Trilha Sonora: Carmen Dragon






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution