terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ao Mestre Com Carinho- Especial de Dia Do Professor


   Sabe aquele cara que apesar dos pesares, do salário baixo, do desaforo e dos problemas de garganta, está todos os dias te ensinando coisas que vai usar na vida ou apenas técnicas visam aumentar sua intelectualidade? Pois é, os professores são os mais próximos de Super Heróis que temos na realidade. Ao Mestre Com Carinho mostra de forma interessante como um bom professor pode mudar a vida de alguém...


   Os anos 60 foram bem loucos, revolução "Beatles" e vários outros movimentos que revolucionaram o modo de vestir, pensar e agir. A juventude muitas vezes era inconsciente que vivia numa época de mudança e os pais, muitas vezes, não sabiam lidar com esses novos hábitos. Principalmente quando os pais são pobres e tem que colocar seus filhos para ajudar em casa ou não tem êxito em controla-los, situação comum nos anos 60 e é a situação enfrentada pelo professor Mark Thackray, interpretado magistralmente por Sidney Poitier.


   O filme conta a história de um recém-formado Engenheiro oriundo da Guiana Inglesa, que tenta a vida como professor em Londres e passa a lidar com uma problemática sala de uma escola do Norte Da Inglaterra. Ao perceber que a educação tradicional não funcionará com os prospectivos adultos, Mark (Poitier) Passa a ensinar-lhes coisas da vida.

Mark Thackray é sutilmente desenvolvido nas sub tramas do filme.
      O filme envelheceu mal, eu admito. Os efeitos, músicas e forma em que o vídeo foi editado o tornam tecnicamente ultra passado. Mas as interpretações, roteiro e a bela mensagem que o filme passa sempre serão atuais. Sidney Poitier está ótimo em seu personagem, e mostra conforto em seu papel e naturalidade, sendo totalmente convincente  Os atores que interpretam os alunos também mostram serviço em seus papeis, todos trabalham bem em equipe e a química de Poitier com os jovens atores é fantástica.

   O roteiro é muito bom e a forma com a qual a história é manejada cria uma empatia pelos personagens. O Espectador realmente se importa com os personagens do filme e com os dilemas enfrentados pelo Professor, que precisa se adaptar a situação de cada um dos alunos. Até mesmo o elenco de apoio, as velhinhas do ônibus e do mercado conseguem interpretar bem seu papel, mesmo que eles não tenham tanta importância na película.


   Mas, a obra não pode ser analisada apenas de forma técnica, ele passa uma mensagem incrível, que é atemporal. O Professor, mais do que um profissional que lhe passa informações, deve ser um exemplo, alguém que incentive os alunos que os deixe interessados no que lhes é passado. Muitos rebaixam os professores, mas é a mais incrível profissão que existe. Quem nunca teve aquele professor que o marcou? Muitos (Incluindo a mim) Decidiram o que querem fazer da vida graças ao exemplo de um Professor.
    Mais do que isso, não importa o quanto ganhem mal, o quanto sejam rebaixados, o quanto sejam desrespeitados ou desvalorizados por aqueles a quem tentam ajudar, os professores sempre estão lá todos os dias com apenas um objetivo: Ensinar. Não desvalorizem aquela pessoa que abre os olhos da sua mente para coisas novas, que lhe torna alguém crítico e intelectual. Ao Mestre Com Carinho é o exemplo máximo da importância do Professor e nos dá um retrato das dificuldades enfrentadas por esse importante, talvez o mais importante, profissional.

Nota-8

Gênero: Drama
Direção: James Clavell
Roteiro: James Clavell
Elenco: Adrienne Posta, Avis Bunnage, Christian Roberts, Christopher Chittell, Cyril Shaps, Edward Burnham, Faith Brook, Fiona Duncan, Gareth Robinson, Geoffrey Bayldon, Judy Geeson, Lulu, Marianne Stone, Mona Bruce, Patricia Routledge, Rita Webb, Roger Shepherd, Sidney Poitier, Suzy Kendall
Produção: James Clavell
Fotografia: Paul Beeson
Trilha Sonora: Ron Grainer
Duração: 105 min.
Ano: 1967
País: Reino Unido
Cor: Colorido
Estúdio: Columbia Pictures Corporation
Classificação: Livre





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution