terça-feira, 5 de novembro de 2013

Os 310 anos da morte do Homem Da Máscara De Ferro


   Esse mês a morte do lendário Homem Da Máscara De Ferro, que realmente existiu, da série os Três Mosqueteiros completa 310 anos...


 
   Alexandre Dumas se baseou em um personagem que realmente existiu para a crianção de seu personagem no livro "O Homem Da Máscara De Ferro" , alguns dizem que se chamava Eustache Danger, que foi prisioneiro da Bastilha na França Pré Revolucionária de 1698 a 1703, data de sua morte. A História adquiriu um status de lendária na França, aderindo a cultura do país. Mas quem foi esse homem?
 
   Não se sabe ao certo a identidade do prisioneiro ou o motivo de sua prisão, qualquer dito fato sobre ele não pode ser considerado verídico. Muitos acreditam que o prisioneiro era um irmão gêmeo do Rei Luís XIV e se chamava Eustache Danger, o rei o encarcerou com uma máscara de ferro para que a semelhança entre os irmãos não fosse vista. Estache não usava a máscara durante todo o tempo, apenas quando era aparecia em público ou transferências de cadeia e numa dessas transferências teria usado uma máscara de veludo, não de ferro.

      Voltaire esteve preso na Bastilha, assim como muitos que costumavam falar demais, e escutou muito sobre o misterioso prisioneiro lá. Foi-lhe dito que o Homem era alto, bonito e tocava violão, sendo muito respeitado pelos funcionários, porém fortemente vigiado. Alguns dizem que o bom tratamento que lhe era dado se devia ao seu prestigio, pois muitos defendem que o prisioneiro fazia parte da nobreza ou pelo seu bom comportamento.

  Se o prisioneiro era realmente irmão do "Rei Sol" o motivo de sua prisão foi devido a direitos do trono, alguns dizem que Eustache era o irmão mais velho, tirando o direito de Luís ir ao trono, outros argumentam ainda que Luís é um filho bastardo de um dos amantes de sua mãe, a Rainha Ana de Áustria e por consequência Eustache era o filho biológico do Rei que deveria tomar o título de Rei. O Prisioneiro não era necessariamente irmão gêmeo de Luís (Mesmo que não essa possibilidade não seja descartada), mas um membro da família que não deveria ser reconhecido.
    Outro boato diz ainda que o Prisioneiro não seria irmão de Luís XIV, mas sim  o Duque de Beaufort, amante da Rainha Ana, sendo assim provável pai de Luís. O Duque teria sido preso para que não houvesse provas de que o Rei Sol era um bastardo e a máscara impediria o reconhecimento Duque . A última teoria diz que ele era um inimigo do Rei, acusado de traição.

A Bastilha, prisão horrível e famosa por ser simbolo da
repressão da coroa na França Pré Revolucionária.
      Independente de quem foi esse homem, sua História inspirou uma das obras de Dumas e parte da saga dos Três Mosqueteiros, além de despertar a curiosidade de diversos Historiadores e curiosos ao redor do mundo, transformando-se em parte da cultura de um país e um simbolo da tirania do Absolutismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution