terça-feira, 1 de julho de 2014

Encruzilhada (1928)


   Um filme mudo Japonês de 1928, pouco conhecido, mas extremamente recomendável...


 
   Recentemente vi Encruzilhada (Jûjiro no original) do diretor Teinosuke Kinugasa e gostei muito do que vi, mas há muito pouco sobre ele na internet brasileira, realmente muito pouco, então eu decidi, em toda minha insignificância, fazer uma rápida crítica sobre o filme.



      Rikiya e Okiku (Akiko Chihaya e Junosuke Bando) são dois irmãos que vivem em um cortiço degradado no distrito Yoshiwara de Edo. Eles mal vivem uma vida de subsistência. Um dia,  Rikiya se apaixona por O-yume , uma garota que trabalha em um dos salões de jogos e torna-se  obcecado por ela. No entanto, O-yume é admirada por muitos homens poderosos, incluindo um samurai, funcionários do governo e muitos outros. Rikiya, impulsionado por sua obsessão, deve encontrar uma maneira de derrotá-los e afirmar O- yume como sua.


      Encruzilhada é um filme bastante sombrio esteticamente, as sombras são parte da fotografia do filme e lhe acrescentam beleza. Em algumas cenas a sombra realmente interage com os atores, vê-se que Teinosuke Kinugasa inspirou-se no expressionismo Alemão, ainda em alta na época. Resumindo, o filme é impecável esteticamente, com enquadramentos bastante inovadores e criativos, além de alguns elementos bastante psicodélicos, algo comum naquela época em que muitos diretores faziam experiências com as câmeras.


        Encruzilhada é um filme mudo com elementos expressionistas, por isso as atuações são bastantes exageradas e cheias de caras de bocas, mas na época isso era algo positivo, pois os atores precisavam exagerar na linguagem corporal pela ausência de som. O roteiro é muito bom, original e fechado, sem furos, o diretor (Que também é roteirista) conseguiu criar um drama convincente e contagiante, o espectador se importa com os protagonistas. Acredito que Encruzilhada pode ser descrito como um drama familiar, onde o ato de um membro tira dos trilhos a vida do resto da família (Nesse caso os dois irmãos).  Talvez o único defeito do filme seja sua falta de ambição, o que o faz parecer um filme menor.
   Resumindo, Encruzilhada é um ótimo filme, um dos melhores filmes mudos que vi esse ano, vale realmente a pena ver.

Nota- 9.5
   

Directed by 


Teinosuke Kinugasa

Writing Credits (in alphabetical order)  


Teinosuke Kinugasa...(original story)
Teinosuke Kinugasa...(script)

Cast (in credits order)  


Akiko ChihayaAkiko Chihaya...
Elder sister Okiku
Junosuke BandoJunosuke Bando...
Younger brother Rikiya
Yukiko OgawaYukiko Ogawa...
Yada no Onna
Minoru TakaseMinoru Takase...
Man with truncheon (as Ippei Sôma)
Yoshie NakagawaYoshie Nakagawa...
Old lady who trades woman
Misao SekiMisao Seki...
Old man renting second floor
Teruko SanjôTeruko Sanjô...
Mistaken women
Keinosuke SawadaKeinosuke Sawada...
Man looking for a fight (as Myoichiro Ozawa)


   O filme está em domínio público e completo no Youtube:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution