Filme brasileiro underground sobre os últimos dias de "sanidade' do filósofo dinamite (Puta merda, parece nome de cantor de Funk)...
Algo não muito comum no cinema brasileiro é sair da realidade nacional e isso não é ruim, pois o Brasil é um país diverso e cheio de contrastes, ambiente rico para as mais variadas BOAS estórias. O diretor Julio Bressane (Matou a Família e foi ao Cinema), porém, vai buscar na Europa o tema central do seu filme: Friedrich Nietzsche, o filósofo que declarou guerra a si mesmo, em seus últimos dias de sanidade.
O filme narra a estadia de Nietzsche em Turim, cidade Italiana na qual passou seu últimos dias antes da crise que o paralisaria pelos últimos onze anos de sua vida. Narra a tranquilidade que a cidade lhe passa e a inspiração que vem dela, inspiração essa que resultou na melhor fase do filósofo, quando escreveu "Ecce Homo' e "Crepúsculo dos ídolos".
Fernando Eiras incorpora Nietzsche, está perfeito no papel, a impecável caracterização muito ajudou. |
O filme inteiro se passa na cabeça de Nietzsche, é marcado por frases, fragmentos dos diários e lembranças do filósofo, totalmente em primeira pessoa. Dias de Nietzsche em Turim é uma crônica no mais pleno sentido da palavra, essa é a sua maior qualidade, o filósofo é descrito no contexto da época em que se encontra, critica ou elogia a Turim e o pensamento de 1888-1889 e se apega a imagem do Nietzsche dessa época, já cansado, mais solitário do que nunca, irritadiço, egocêntrico e dono de um rancor pelo próprio passado que, em muitos momentos, confunde-se com nostalgia. Essa qualidade é, paradoxalmente, o maior defeito da obra, pois este não é um filme para quem nunca leu Nietzsche, é preciso saber quem é o filósofo, o que defende e o contexto no qual se encontrava para ver o filme do começo ao fim sem dormir.
Mariana Ximenes e Leandra Leal |
O elenco do filme é marcado por nomes conhecidos, como Mariana Ximenes, Leandra Leal e Paulo José mesmo que não precise de tanto, pois apenas Nietzsche (Fernando Eiras) tem voz na produção.
Desapegado da estética padrão, marcado por expressionismo e toques de surrealismo, Dias de Nietzsche em Turim é um belo filme brasileiro usando elementos de fora, mas se a mensagem de Nietzsche persegue o cristianismo até onde este for, então todos os povos tem direito a usarem este icônico Anticristo em sua arte, pois esta é também atemporal e universal.
Dias de Nietzsche em Turim é, como toda a obra do filósofo que narra, para poucos.
Nota- 8
Nota- 8
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