quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Dias de Nietzsche em Turim (2001)


    Filme brasileiro underground sobre os últimos dias de "sanidade' do filósofo dinamite (Puta merda, parece nome de cantor de Funk)...


   
   Algo não muito comum no cinema brasileiro é sair da realidade nacional e isso não é ruim, pois o Brasil é um país diverso e cheio de contrastes, ambiente rico para as mais variadas BOAS estórias. O diretor Julio Bressane (Matou a Família e foi ao Cinema), porém, vai buscar na Europa o tema central do seu filme: Friedrich Nietzsche, o filósofo que declarou guerra a si mesmo, em seus últimos dias de sanidade.


    O filme narra a estadia de Nietzsche em Turim, cidade Italiana na qual passou seu últimos dias antes da crise que o paralisaria pelos últimos onze anos de sua vida. Narra a tranquilidade que a cidade lhe passa e a inspiração que vem dela, inspiração essa que resultou na melhor fase do filósofo, quando escreveu "Ecce Homo' e "Crepúsculo dos ídolos".

 Fernando Eiras incorpora Nietzsche, está perfeito no papel, a impecável caracterização muito ajudou.

    O filme inteiro se passa na cabeça de Nietzsche, é marcado por frases, fragmentos dos diários e lembranças do filósofo, totalmente em primeira pessoa. Dias de Nietzsche em Turim é uma crônica no mais pleno sentido da palavra, essa é a sua maior qualidade, o filósofo é descrito no contexto da época em que se encontra, critica ou elogia a Turim e o pensamento de 1888-1889 e se apega a imagem do Nietzsche dessa época, já cansado, mais solitário do que nunca, irritadiço, egocêntrico e dono de um rancor pelo próprio passado que, em muitos momentos, confunde-se com nostalgia. Essa qualidade é, paradoxalmente, o maior defeito da obra, pois este não é um filme para quem nunca leu Nietzsche, é preciso saber quem é o filósofo, o que defende e o contexto no qual se encontrava para ver o filme do começo ao fim sem dormir.

Mariana Ximenes  e Leandra Leal

     O elenco do filme é marcado por nomes conhecidos, como Mariana Ximenes, Leandra Leal e Paulo José mesmo que não precise de tanto, pois apenas Nietzsche (Fernando Eiras) tem voz na produção.
        Desapegado da estética padrão, marcado por expressionismo e toques de surrealismo, Dias de Nietzsche em Turim é um belo filme brasileiro usando elementos de fora, mas se a mensagem de Nietzsche persegue o cristianismo até onde este for, então todos os povos tem direito a usarem este icônico Anticristo em sua arte, pois esta é também atemporal e universal.
        Dias de Nietzsche em Turim é, como toda a obra do filósofo que narra, para poucos. 

Nota- 8

 Brasil
2001 • cor • 85 min 
DireçãoJúlio Bressane
RoteiroJúlio Bressane / Rosa Dias
ElencoFernando Eiras
Paulo José
Tina Novelli
Mariana Ximenes
Leandra Leal
Paschoal Villaboin
Isabel Themudo
Génerodrama biográfico
Idiomaportuguês


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution