segunda-feira, 1 de julho de 2013

Superman O Homem De Aço- Por Espetacular Nik


    Crítica de um dos mais esperados filmes do ano...



  Superman nos cinemas passava por maus bocados desde Superman III (1983) e a ultima tentativa de trazê-lo de volta às telonas foi o fiasco Superman o Retorno (2006). Portanto, as questões ao analisar esse filme são: o filme é bom o suficiente para recuperar a franquia? Ele é tudo que esperávamos? Essas  e outras perguntas serão respondidas durante a crítica.


   O filme volta a contar a história do refugiado do planeta Krypton chamado Kal-El (Henry Cavill), enviado para a Terra por seus pais para que ele escapasse da destruição de seu mundo. Na Terra, foi criado por Martha e Jonathan Kent (Diane Lane e Kevin Costner), que cuidaram dele em todos os sentidos. Mas com o tempo Clark Kent (seu nome terráqueo) passa a demonstrar estranhos super poderes que o atormentam durante toda a vida, fazendo com que se isole. No entanto, o aparecimento do General Zod faz com que Clark se torne a ultima esperança da humanidade e se torne o herói conhecido como Superman.



    Homem De Aço é um filme de ação. Não uma ação estilo Homem De Ferro 3, mas realmente AÇÃO. Tudo no filme leva a ação, não há foco no relacionamento de Superman e Lois, que realmente já andava bem clichê. O elenco está ótimo: Russel Crowe rouba a cena como Jor-El, numa atuação digna de sua presença. Michael Shannon está realmente ameaçador como Zod e também vale ressaltar seu braço direito, Faora, interpretada pela alemã Antje Traue. Sua interpretação se supera no filme. 
  Amy Adams tem uma Lois Lane bem discreta e convenhamos, essa é a Lois Lane mais linda da história. Henry Cavill faz um Clark Kent/Superman bastante convincente e que atende a tudo que é exigido, mas não chega a ser um Christopher Reeve.


   O filme foi feito com muito esmero, visualmente. As cenas de ação são fantásticas e impressionantes, os vinte minutos iniciais em Krypton são um colírio para os olhos, com seus efeitos especiais incríveis e seu brilho único.  O filme é visualmente épico: a cada cena de ação, que são muitas, isso fica mais e mais claro. Zack Snyder não mostrou seu fetiche por câmera lenta e vilões afeminados no filme, talvez pela presença de Christopher Nolan, que deve ter pegado no pé do diretor que nunca mandou tão bem assim.


  A narrativa do filme erra as vezes. O sistema de flashbacks usados para contar a história da infância/adolescência de Clark é por algumas vezes bem dispensável e temos a impressão de que foram pura encheção de linguiça, mas alguns flashbacks são importantes e prendem a quem assiste. O filme acaba também passando a impressão de que é muito focado apenas no Superman e Zod, esquecendo personagens secundários. A película tem bem mais ação do que aparenta nos trailers. A ação ocorre a todo momento no filme, mas ela é empolgante e acaba por ser o grande atrativo. A trilha sonora de Hans Zimer é simplesmente fantástica e forte para um filme de ação tão grandioso e é um belo ponto positivo. 
  O Superman sombrio incomoda por indiretamente lembrar o Superman dos Novos 52 (calma, Jota Jota!) e denegrir a  mitologia do "escoteirão azul", mas isso não atrapalha o andamento do filme e só incomodará os fãs mais xiitas do Super.


   Resumindo: Superman - Man Of Steel é um grande filme, apesar de alguns defeitos. Empolga, prende a atenção, tem um elenco de peso e foi feito com muito esmero e cuidado. Conseguiu ser bom o suficiente para recuperar a franquia, mas pelo menos para mim não é tudo o que eu esperava. Ele é, sem dúvida, o melhor filme baseado em hqs desde 2010 e talvez faça a concorrente Marvel Studios caprichar mais em suas produções. Assistam Man Of Steel, vale o ingresso.

Nota-8.5




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution