Um filme mudo Japonês de 1928, pouco conhecido, mas extremamente recomendável...
Recentemente vi Encruzilhada (Jûjiro no original) do diretor Teinosuke Kinugasa e gostei muito do que vi, mas há muito pouco sobre ele na internet brasileira, realmente muito pouco, então eu decidi, em toda minha insignificância, fazer uma rápida crítica sobre o filme.
Rikiya e Okiku (Akiko Chihaya e Junosuke Bando) são dois irmãos que vivem em um cortiço degradado no distrito Yoshiwara de Edo. Eles mal vivem uma vida de subsistência. Um dia, Rikiya se apaixona por O-yume , uma garota que trabalha em um dos salões de jogos e torna-se obcecado por ela. No entanto, O-yume é admirada por muitos homens poderosos, incluindo um samurai, funcionários do governo e muitos outros. Rikiya, impulsionado por sua obsessão, deve encontrar uma maneira de derrotá-los e afirmar O- yume como sua.
Encruzilhada é um filme bastante sombrio esteticamente, as sombras são parte da fotografia do filme e lhe acrescentam beleza. Em algumas cenas a sombra realmente interage com os atores, vê-se que Teinosuke Kinugasa inspirou-se no expressionismo Alemão, ainda em alta na época. Resumindo, o filme é impecável esteticamente, com enquadramentos bastante inovadores e criativos, além de alguns elementos bastante psicodélicos, algo comum naquela época em que muitos diretores faziam experiências com as câmeras.
Encruzilhada é um filme mudo com elementos expressionistas, por isso as atuações são bastantes exageradas e cheias de caras de bocas, mas na época isso era algo positivo, pois os atores precisavam exagerar na linguagem corporal pela ausência de som. O roteiro é muito bom, original e fechado, sem furos, o diretor (Que também é roteirista) conseguiu criar um drama convincente e contagiante, o espectador se importa com os protagonistas. Acredito que Encruzilhada pode ser descrito como um drama familiar, onde o ato de um membro tira dos trilhos a vida do resto da família (Nesse caso os dois irmãos). Talvez o único defeito do filme seja sua falta de ambição, o que o faz parecer um filme menor.
Resumindo, Encruzilhada é um ótimo filme, um dos melhores filmes mudos que vi esse ano, vale realmente a pena ver.
Nota- 9.5
O filme está em domínio público e completo no Youtube:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça parte dessa Nerdlution