quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Fist Of Fury é um manifesto contra o preconceito e o racismo.



  Mais do que  um filme de Artes Maciais, ele é um registro da Resistência Chinesa...




    Bem, quando ouvimos falar em Bruce Lee  logo pensamos em cenas de ação e generosas doses de brutalidade. Mas ele fez um filme histórico sobre a Resistência Chinesa contra a invasão estrangeira, tanto territorial como  intelectual.

 "Proibido cães e Chineses"...A cena da placa é clássica.

     Este filme , protagonizado pelo genial e eterno mestre do Kung Fu Bruce Lee, conta a história de um... Bom, de um Mestre Kung Fu, o herói chinês Chen Zhen, cujo professor é assassinado por japoneses, o que o faz sair numa jornada vingativa, visando destruir o invasor japonês. Para tanto, passará por cima de tudo.


 Certo, parece apenas um filme qualquer de vingança e brutalidade. Mas apenas parece. Se analisarmos os elementos por trás da história perceberemos vários indícios de manipulação e preconceito e que Chen Zhen não está apenas vingando o seu mestre, mas representando a China numa luta injusta contra o Japão. Vejamos:

 1-A Morte do Mestre:


   O Mestre era um herói chinês com grande poder e uma figura influente entre o povo da cidade. Ao assassiná-lo, os Japoneses se livraram de um grande líder e desencorajaram tanto seus alunos como o povo, que dali por diante não tinham mais um herói para lutar por eles ou servir de inspiração. Isso foi importante para os japoneses no filme. Na história real da invasão isso realmente acontecia. Pessoas carismáticas e grandes líderes eram mortos para tirar a dignidade do povo Chinês e zombar dos mesmos, o que é mostrado no filme.

2-A Calma  forçada de Chen Zhen:

  Chen Zhen tenta não perder o controle diante das ofensas dos Japoneses.

 Acredito que Chen Zhen tentando resistir represente a fúria interna de todos os chineses naquela época. Queriam fazer algo mas se sentiam inferiores ou eram impedidas por alguns de seus próprios compatriotas. Ver seu país ser destruído e sofrer ofensas sem poder fazer nada! Era assim que os chineses se sentiam.

3- "Não somos Doentes":


    A cena em que Chen Zhen devolve a placa japonesa onde está escrito China,O Homem Doente Da Asia mostra a revanche dos chineses e seu protesto. O personagem de Bruce Lee demonstra que os chineses não são fracos e que são eles os verdadeiros senhores do território chinês. É como se Chen Zhen estivesse fazendo o Japão engolir tudo que disse.

4-Proibido cães e Chineses:



   Bruce é impedido de entrar num local porque ali é proibida a entrada de cães e chineses, uma zombaria normal dos japoneses que comparavam chineses a cães (capachos e sujos). O herói  destrói a placa e bate em dois japoneses que o ofenderam.
 
   Os nipônicos realmente comparavam os chineses a cães durante a ocupação, como podem ver na imagem:



    Fist Of Fury é mais do que um filme de ação e de vingança. É um histórico e crítico, mostrando de maneira sutil o lado chinês na Guerra entre Chineses e Japoneses e faz um protesto e um pronunciamento ao mundo: A CHINA NÃO É O HOMEM DOENTE DA ASIA.]

    E não acredito que tenha sido por acaso. Creio que Bruce Lee e os produtores realmente queriam mostrar esse lado critico. Bruce, além de lutador, era por demais estudioso para permitir que seus filmes ficassem tão vazios. 

   Fist Of Fury é mais do que um simples filme de Kung Fu, é um manifesto ao preconceito e ao racismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution