terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Post do Leitor - Luc Luc - John Constantine / Hábitos perigosos


É, caro leitor que se se encontrasse com um demônio cagaria nas costas, recebi há pouco um post do leitor Luc Luc...





Primavera
Tudo desperta e
se põe em movimento
Todas as coisas continuam vivendo
Tudo menos eu
Eu vou morrer

John Constantine / Hábitos perigosos



 Todos já devem saber que o mago punk John Constantine foi pro universo oficial da DC e que sua HQ na Vertigo - Hellblazer - foi cancelada na edição 300. Não vou falar se a DC está certa ou não, mas sim do arco que marcou a cronologia do personagem que é Hábitos Perigosos , de Garth Ennis ( Preacher , The Boys e Justiceiro MAX ) e Willian Simpson (Vamps , Homem Animal e Hellblazer ). Caso você não tenha lido a história saia correndo e pegue (ou importe) a HQ agora ! Já leu? Ótimo, então segue o texto.
    
  A editora-chefe da Vertigo na época , Karen Berger, estava em busca de um escritor que sucedesse a fase clássica do escritor  Jamie Delano (Homem Animal, Grande Satã e Mundo sem Fim) e o escolhido foi um irlandês até então desconhecido, Garth Ennis, que estava fazendo sucesso com suas histórias na HQ inglesa 2000 AD e sua graphic novel A Verdadeira Fé (onde um garoto ateu e um viúvo ex católico começam a queimar igrejas ). A missão era um pouco difícil pois Delano criou quase todo o universo do mago punk fazendo arcos clássicos como Homem de Família e a transfusão de sangue de Constantine com o demônio Nergal. Então o Irlandês maluco teve a simples ideia de matar o Constantine, mas nada de demônios ou algo sobrenatural e sim de câncer de pulmão por causa dos 30 cigarros que ele fuma todos os dias desde os 17 anos de idade.



 Todo mundo tem alguma história com essa doença, seja de algum parente que teve essa doença e que se salvou ou que infelizmente já não está aqui conosco. Até na cultura nerd já tivemos vários personagens com esse mal: o Capitão Marvel, o Batman da Terra 2 (não esse do reboot), o senhor White do seriado Breaking Bad... E o embate do Constantine aqui é muito real.  Garth Ennis cria um Constantine desesperado em busca de uma saída, o personagem sempre foi seguro de si, afinal já sobreviveu a tudo que é tipo de encrencas com demônios, assassinos  e o que tem de mais sujo e perverso na terra, mas morrer de câncer ? O próprio diz que achava que ia ter uma morte heroica ou estilosa, digna de sua vida agitada e que nunca esperou que fosse morrer numa cama de hospital se agonizando em dor por causa do câncer.

“Dentro de pouco tempo John Constantine não vai mais existir a não ser na volátil memória dos poucos que me amaram... e dos muitos que me odiaram.”



  A hq é recheada de momentos clássicos e tensos, como o Constantine indo em busca de ajuda e todos virando as costas para ele, ele conhecendo o velho Matt, um ex-soldado com câncer de pulmão e no rim, o seu amigo Brendan que também sofre desse mal e que antes de morrer encheu um copo de cerveja utilizando magia negra e água benta   (o jeito que Ennis descreve a cerveja deixa o leitor com vontade de experimentar segundo o JC a melhor cerveja do mundo), seu  encontro com o Primeiro dos Caídos e a comovente despedida  das únicas pessoas que o amavam, sua irmã Cherly e seu amigo Chass. Lógico que o personagem se salva (para morrer várias outras vezes...), mas o final da HQ mostra o preço que o Constantine teve que pagar, pela primeira vez o mago punk estava de joelhos numa das mais comoventes e tristes cenas das Hitórias em quadrinhos.

  Falar bem do Garth Ennis é chover no molhado, seu primeiro trabalho na Vertigo virou um clássico da noite pro dia. Seu texto é ágil e conduz o leitor sem deixar a peteca cair, alternando entre desespero e situações suicidas. Aqui não vemos o seu humor negro marcante e sim uma faceta mais humana tanto do escritor quanto do personagem. A arte de Willian Simpson se casa bem com o clima sombrio da história, a cena que aparece Lúcifer crucificado rindo é perturbadora, única ressalva fica por conta dos rostos, por vezes levemente desproporcionais em cenas em que os personagens são retratados de perfil ou em posições diferentes. Destaque para as belas e assustadoras capas do  Malcolm Jones III, criando um clima bem assustador.

  Não sou de dar nota para hqs mais essa merece nota 666/666 cigarrinhos do capeta !



Curiosidade: em uma das paginas o JC esta lendo um livro chamado Grimorium Verum (latim para Grimório da Verdade), um livro de magia que realmente existe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution