sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Seria o Homem Sem Nome Um Fantasma Do Deserto?


   Esse é um boato acerca do personagem. Será que cola? E NÃO TEREMOS PODCAST HOJE, porque alguns redatores (Cof! Inacreditável Neo... Cof! Cof! JJota... Cof!)resolveram começar mais cedo a bebemorações de carnaval por que estamos planejando algo especial!



  Em 1973, Clint Eastwood reviveu o personagem que lhe deu fama e prestígio no filme O Estranho Sem Nome, onde o clássico pistoleiro é representado como um fantasma com uma mira sobrenatural. Assim alguns fãs da Trilogia de Leone passaram a encarar o personagem como um espírito, o que é uma teoria interessante sobre essa figura tão misteriosa.


   Segundo estes teóricos, o Homem Sem Nome é um fantasma do deserto que assume a personalidade que precisam que ele assuma. Por exemplo, em Por Um Punhado de Dólares ele ajudou uma família a escapar, fingindo ter ajudado por dinheiro. Ele usou a mesma desculpa em Por Uns Dólares a Mais quando ajudou Mortiner a  punir El Índio pelo dano que fez  a  sua irmã. Em O Bom, O Mal e o Feio ele teria vindo exclusivamente para matar um comandante corrupto do exército do Norte.


 No Estranho Sem Nome o personagem assume 
a caracteristica de fantasma vingador.

  No filme O Estranho Sem Nome (filme fora da Trilogia dos Dólares, que mostra o personagem antes ou depois dos fatos contados na trilogia) o personagem assume o clima fantasmagórico de vez, passando a imagem de um justiceiro, punindo uma cidade por atos cometidos no passado. Ele está mais sombrio do que nunca, e isso fortalece a ideia de que ele parece com o que as pessoas precisam que ele pareça: ele é um ser maligno para pessoas ruins, mas é gentil com aqueles que teve pena, como o personagem do anão.


   No filme O Cavaleiro Solitário ele surge após a súplica de uma menina para que Deus enviasse um milagre para salvar uma vila de garimpeiros das mãos de um severo industrial. Não demora e o Homem Sem Nome, desta vez surgindo como um padre, venha em auxílio a esses  garimpeiros. Desta vez, é uma pessoa serena e que passa confiança, pois os garimpeiros precisam de alguém assim e não de uma pessoa interesseira (para se adaptar ao clima entre os criminosos do Oeste Selvagem na Trilogia dos Dólares), ou um brutamontes (para punir os moradores da cidade em O Estranho Sem Nome). E ele consegue passar est confiança, ainda que mantenha a mira certeira e o tom de voz meio "morto" dos outros filmes.



  Bem, é dificil imaginar que isso seja verdade. Afinal, Leone era bem realista dentro do seu universo. Mas o próprio Eastwood levantou essa questão nos dois filmes em que reviveu a figura e até que faz sentido. Ninguém sabe a história do Joe, Manco, Loirinho, Estranho e Padre (diversos apelidos que o Homem Sem Nome ganhou por onde passava), ela está aberta a várias interpretações e realmente cola: um fantasma do deserto, que surge para resolver problemas alarmantes sob alguma desculpa. O Homem Sem Nome é um dos mais enigmáticos e misteriosos personagens da história do cinema.
  Quem vocês acham que ele realmente é? Um Fantasma? Um filho que sustenta uma grande familia ? Simplesmente um caçador de recompensas egoísta? Dêem a opinião de vocês.





ATÉ SEGUNDA, DISGRAMADOS....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution