terça-feira, 14 de outubro de 2014

Ranking Darth Chief - Os melhores representantes do expressionismo cinematográfico Alemão


    Um top 5 com os melhores filmes dessa escola...


   

   Expressionismo Alemão foi um movimento artístico que predominou na Alemanha no início do século XX, seu desdobramento mais conhecido é o cinematográfico, o cinema expressionista Alemão é conhecido por mostrar atuações e cenários extremamente dramáticos, tudo é muito surreal. 
       Mas, vamos ao que importa:

5- Golem- Como veio ao Mundo (Der Golem, dirigido por-  Paul Wegener & Henrik Galeen), 1920


    Nos tempos modernos, um negociante de antiguidades (Henrik Galeen) encontra um golem (Paul Wegener), uma estátua de barro trazido à vida por um rabino quatro séculos antes. O traficante ressuscita o golem como servo, mas o golem se apaixona pela esposa do comerciante. Como ela não retribui o seu amor, o monstro passa a cometer uma série de assassinatos.
      O monstro Golem é baseado em um antigo mito judeu, a criatura já havia sido protagonista de um filme de 1915, filme este que se encontra apenas em fragmentos.
        




 4- O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari, dirigido por- Robert Wiene), 1919


    O Dr. Caligari chega à um pequeno vilarejo Alemão apresentando um rapaz que dorme há 25 anos, ele afirma que é um caso agudo de sonambulismo. Porém assassinatos começam a ocorrer na pequena vila e as suspeitas logo recaem sobre o doutor e seu sonambulo.

          Um filme sobre loucura, o final é inesperado e surpreendente e o filme foi um dos primeiros a usar esse tipo de final.






3- A Última Gargalhada (Der Letzte Mann, dirigido por- F. W Murnau), 1924



     
    Neste filme é contada a história de um idoso que trabalha carregando malas em um hotel e, em virtude de sua idade, é forçado a mudar de cargo e sofre uma crise de identidade.





2- Nosferatu ( Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens, dirigido por- F. W Murnau), 1922.


    Primeira adaptação de Drácula para o cinema, com algumas modificações por problemas com a família de Bram Stroker.
       Em 1838, Hutter, agente imobiliário que mora em Wisborg (referência a cidade atual de Wismar), atravessa os Montes Cárpatos para vender uma casa em sua vizinhança ao proprietário de um castelo no Mar Báltico, o excêntrico Conde Orlock. Orlock é na verdade um milenar vampiro que, buscando por mais sangue, quer se mudar para a Alemanha. Ao chegar na propriedade que comprou, ele traz consigo grande terror e os habitantes acham que estão sendo vítimas da peste. A única que pode salvar as pessoas dos ataques do vampiro é Ellen, a esposa de Hutter, visto Orlock se sentir atraído por ela. 





1- Metrópolis (Metropolis, dirigido por- Fritz Lang), 1927


   O enredo é ambientado no século XXI, numa grande cidade governada autocraticamente por um poderoso empresário. Os seus colaboradores constituem a classe privilegiada, vivendo num jardim idílico, como Freder, único herdeiro do dirigente de Metropolis.  Os trabalhadores, ao contrário, são escravizados pelas máquinas, e condenados a viver e trabalhar em galerias no subsolo. Num meio de miséria entre os operários, uma jovem, Maria, destaca-se, exortando os trabalhadores a se organizarem para reivindicar seus direitos através de um escolhido que virá para os representar.
    Clássico absoluto da ficção cientifica, obra prima de Fritz Lang e maior representante do Expressionismo Alemão no cinema. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution