segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Samurai- O Guerreiro Dominante (1954)


    A crítica do primeiro filme da Trilogia Samurai...


 
  Samurais são um dos símbolos do Japão, guerreiros fortes, ambiciosos e os melhores no que faziam, mas o que diferencia um simples guerreiro de um Samurai? Essa é a questão que esta trilogia visa responder. Baseada no livro "Musashi" de Eiji Yoshikawa, a trilogia narra a história de Takezo (o sempre incrível Toshiro Mifune) em sua ambiciosa jornada para se tornar um Samurai.


     Ao lado do amigo Matahachi, o jovem órfão Takezo deixa seu vilarejo para se juntar ao exército e enfrentar uma batalha. Vendo-se perdedores, os dois procuram abrigo numa casa isolada onde vive a viúva Oko e sua filha Akemi. Oko acaba seduzindo Matahachi, que cai na tentação da mulher e se esquece de seu noivado com Otsu. Logo Oko, Matahachi e Akemi partem para viver em outro local, enquanto Takezo resolve voltar ao seu vilarejo. Lá ele narra os acontecimentos à família de Matahachi, que além de não aceitar os fatos ainda condena o jovem Takezo por traição. Ele será salvo da morte por um monge que irá ensinar ao rapaz o código dos samurais. O destino acaba colocando Otsu e Takezo no mesmo caminho. Apaixonada, ela promete a ele que irá esperar seu retorno como um cavaleiro errante.


     Cheio de cenas poderosas e lindo visualmente, o primeiro filme da trilogia acompanha Takezo em busca de se tornar um guerreiro poderoso. Ele almeja ser capaz de humilhar outros guerreiros com seu poder e mostra, em muitas ocasiões, uma coragem burra. Impossível não elogiar a enérgica interpretação de Toshiro Mifune e a cínica atuação de  Kuroemon Onoe  como Monge Takuan
    A trilogia também não economiza em belos cenários, tanto as tomadas externas quanto as de estúdio possuem uma beleza arrebatadora, as cenas de ação são todas oportunas e o desenvolvimento do personagem principal.
       O defeito do filme, porém, está no fato de que algumas cenas são apenas descritas. Em alguns momentos nota-se certa preguiça da produção em filmar cenas que não são essenciais, mas que seriam interessantes de se ver e acrescentariam mais ao personagem principal.


     É nesse filme também que se estabelecem as relações  que seguirão Takezo pelas partes seguintes, boa parte dos personagens realmente terão peso na jornada. Otsu (Kaoru Yashigusa), a amada de Takezo, tentará o protagonista a abandonar seu sonho em diversos momentos da trilogia, mas ao mesmo tempo, nessa mesma parte, Takezo conhece Akemi (Mariko Okada), que também se apaixona pelo aspirante a Samurai, forma-se um triângulo amoroso que dará um peso sentimental a jornada do protagonista pelas partes subsequentes. 
      No início, Takezo é apenas um impulsivo camponês que deseja ardentemente ter fama como grande Guerreiro.  A jornada se inicia aqui.


Nota- 8   

Diretor: Hiroshi Inagaki
Roteiro: Hideji Hôjô, Hiroshi Inagaki e Takuhei Wakao
Elenco: Toshirô Mifune (Miyamoto Musashi / Takezo), Rentarô Mikuni (Matahachi Honiden),Kuroemon Onoe (Monge Takuan), Kaoru Yashigusa (Otsu), Mariko Okada (Akemi), Mitsuko Mito (Oko, mãe de Akemi),Eiko Miyoshi (Osugi, mãe de Matahachi), Akihiko Hirata (Seijuro Yoshioka), Kusuo Abe (Temma Tsujikaze), Eitarô Ozawa (Terumasa Ikeda), Akira Tani (Kawarano-Gonroku)
Ano de lançamento: 1954
Duração: 93 min.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution