terça-feira, 10 de março de 2015

Aquele que é primeiro lugar em tudo... Keiketsu Zubat


      Melhor Tokusatsu dos anos 70 em minha irrelevante opinião...


   
    Quando alguém que curte Tokusatsus fala em anos 70, vem logo a cabeça a imagem dos primeiros Kamen Riders, do Himitsu Sentai Goranger ou de algum Ultraman, nunca dos heróis independentes de franquias que costumavam ser lançados na época, se hoje o mercado de séries de super heróis japoneses está extremamente polarizado, nos anos 70 o contrário acontecia, havia uma explosão de empresas independentes fazendo essas séries e a própria Toei (Como é o caso desta sobre a qual escrevo) lançava heróis alternativos, visto que Super Sentais e Kamen Riders estavam ainda em experimentação (Este último só viria a se consolidar nos anos 2000 com Kamen Rider Kuuga). Um desses heróis é Keiketsu Zubat, clássico desconhecido de uma época em que os Tokusatsus costumavam ousar mais.

   
    A série relata as andanças de Ken Hayakawa, um detetive cowboy errante que está sempre a tocar violão, após ter seu melhor amigo morto por uma misteriosa organização criminosa, Ken usa um uniforme criado por seu amigo para exploração espacial em sua vingança, se tornando assim o herói errante, Keiketsu Zubat.


     Criado por Shotaro Ishinomori, que criou também vários outros Tokusatsus, animes e mangás que fazem sucesso até nossos dias (De fato, um Stan Lee japa), em 1977. A série conta com efeitos especiais muito bons para a época, bem menos toscos do que boa parte dos Tokusatsus que eram seus contemporâneos (Goranger, por exemplo). 
      A série conta com um enredo um pouco mais pé no chão, evitando monstros borrachudos, a organização (Que só é revelada mais abertamente mais para a metade da série) que rivaliza com Zubat é realmente uma milícia de crime organizado articulada por todo o Japão, uma espécie de máfia caricata e por vezes na série eventos bastante cruéis são sugeridos. 

Você sempre estará em segundo lugar perante ele.

      A série conta com os defeitos comuns aos Tokusatsus, é por vezes repetitiva, tem furos (Por exemplo, o mesmo delegado de polícia prende todos os criminosos pegos pelo Zubat em todo o  território japonês, estranha a mobilidade desse delegado. Será que Zubat tem um departamente de segurança próprio?)

      Apesar dos furos, Keiketsu Zubat é de longe a mais divertida série Tokusatsu dos anos 70, extremamente recomendável aos fãs deste gênero.


Hayakawa Ken (早川 健 ): Miyauchi Hiroshi (宮内 洋 )
Asuka Goro (飛鳥五郎): Jiro Okazaki (岡崎 二朗)
Asuka Midori (飛鳥 みどり ): Ōshiro Nobuko (大城 信子 )
Terada Osamu(寺田 オサム ): Nakano Nobuyuki (中野 宣之 )
Tōjō Shingo  (東条 進吾 ): Saitō Shin) (斉藤 真 )
Leader L (首領L Shuryō Eru): Hayami Ryūji (はやみ 竜次 )
Narrador (ナレーター Narētā): Aomori Shin (青森 伸 )

Ficha Técnica
Título Original: 快傑ズバット (Kaiketsu Zubatto)
Produção: 02/02/1977~28/09/1977
Episódios: 32
Produtora: Toei 
Criação: Shotaro Ishinomori 
Produtor: Toru Hirayama
Direção: Hideo Tanaka
Música: Kensuke Kyo

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution