Melhor Tokusatsu dos anos 70 em minha irrelevante opinião...
Quando alguém que curte Tokusatsus fala em anos 70, vem logo a cabeça a imagem dos primeiros Kamen Riders, do Himitsu Sentai Goranger ou de algum Ultraman, nunca dos heróis independentes de franquias que costumavam ser lançados na época, se hoje o mercado de séries de super heróis japoneses está extremamente polarizado, nos anos 70 o contrário acontecia, havia uma explosão de empresas independentes fazendo essas séries e a própria Toei (Como é o caso desta sobre a qual escrevo) lançava heróis alternativos, visto que Super Sentais e Kamen Riders estavam ainda em experimentação (Este último só viria a se consolidar nos anos 2000 com Kamen Rider Kuuga). Um desses heróis é Keiketsu Zubat, clássico desconhecido de uma época em que os Tokusatsus costumavam ousar mais.
A série relata as andanças de Ken Hayakawa, um detetive cowboy errante que está sempre a tocar violão, após ter seu melhor amigo morto por uma misteriosa organização criminosa, Ken usa um uniforme criado por seu amigo para exploração espacial em sua vingança, se tornando assim o herói errante, Keiketsu Zubat.
Criado por Shotaro Ishinomori, que criou também vários outros Tokusatsus, animes e mangás que fazem sucesso até nossos dias (De fato, um Stan Lee japa), em 1977. A série conta com efeitos especiais muito bons para a época, bem menos toscos do que boa parte dos Tokusatsus que eram seus contemporâneos (Goranger, por exemplo).
A série conta com um enredo um pouco mais pé no chão, evitando monstros borrachudos, a organização (Que só é revelada mais abertamente mais para a metade da série) que rivaliza com Zubat é realmente uma milícia de crime organizado articulada por todo o Japão, uma espécie de máfia caricata e por vezes na série eventos bastante cruéis são sugeridos.
Você sempre estará em segundo lugar perante ele. |
A série conta com os defeitos comuns aos Tokusatsus, é por vezes repetitiva, tem furos (Por exemplo, o mesmo delegado de polícia prende todos os criminosos pegos pelo Zubat em todo o território japonês, estranha a mobilidade desse delegado. Será que Zubat tem um departamente de segurança próprio?)
Apesar dos furos, Keiketsu Zubat é de longe a mais divertida série Tokusatsu dos anos 70, extremamente recomendável aos fãs deste gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça parte dessa Nerdlution