quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Porrahontas, analise histórica




Estava assistindo Porrahontas esses dias, e pensei: "PORRA, POR QUE NÃO FAZER UM POST DESSA BOSTA?", e TCHANAM!

Bem seus desgraçadinhos, como vocês sabem, ou não sabem, eu faço faculdade de história nessa merda da minha vida, e eu estou usando esse blog para falar merda e para testar minhas capacidades analíticas históricas, para satisfação pessoal e para treinar para minha monografia
Bem, já vou deixando avisado aqui, não gosto muito do filme, mas ele é rico (hahahahahahaha' rico, eu sou um piadista) em história.




Para os burros que não sabem, Pocahontas se passa no período de colonização das Américas, mais exatamente no ano de 1607. Na merda da história do desenho é mostrado colonos partindo para a América em busca de ouro e riquezas.

Para vocês burros que não entendem essa bosta acho importante explicar o conceito de colônia. Se existe uma "colônia", existe uma "metrópole". A colônia é um território conquistado pela metrópole, que normalmente é um estado, com poder militar e econômico, que estabelece relações comerciais, para que a colônia fortaleça a metrópole. Ou seja, a metropole manda um bando de cornos mansos homens para a puta que o pariu um território longínquo, onde esse tem que trabalhar para conseguir riquezas para a nobreza. 

Na estória o loiro de olho claro John Smith viaja para as Américas com o cruel governador Redcliff. Logo de início é mostrado que o John é o herói, pois ele salva uma vida no começo da história. Pocahontas é uma puta paga princesa "enjoada" de sua vida pacífica de princesa, ela procura aventuras pelas terras, e acaba encontrando com John e sua tripulação.



Não vou só meter o pau aqui como o falecido Mallandro Agulha, dizer que o desenho da Disney tenta descaradamente colocar um herói branco na história, e dizer que não havia pacificidade e etc. Mas uma coisa é certa, se o desenho puxasse para a realidade, quando John encontrasse Pocahontas ele iria capturara-la, ele e seus amigos estuprariam Pocahontas enquanto se "divertiam como monstros". Isso por que quando o europeu veio para a América do Norte, nesse caso, ele não veio para viver aqui, ou conhecer a cultura existente aqui, e sim para procurar ouro e outras riquezas, para conseguir novos fiéis para a igreja católica, que sofria muitas perdas com a reforma protestante, e para massacrar os povos que viviam aqui, pois esses eram considerados ameaças para a nobreza.

Bem, eu meti o pau, mas enfim hahaha' o que eu estou querendo dizer é que o desenho tem coisas positivas, como a parte em que o governador se pergunta por que eles atacariam, daí um tripulante fala: "por que nós invadimos a terra deles, destruímos a terra e a floresta?", ou até mesmo mostrando a religiosidade indígena, e mostrando a tiazinha estranha que é uma arvore.


A religiosidade indígena se baseia na natureza, isso eles retratam de forma legal, pois várias características disso é mostrado no desenho. Quando eu era criança eu tinha um medo do caralho dessa árvore, ela sempre foi muito bizarra para mim, sério, muito bizarra, eu achei que ela era a vilã. Mas enfim, o desenho é um pouco legal, mostra o conflito entre os europeus e os indígenas, mas desmascara um pouco o que foi feito à eles. Mostra a inversão de valores, o colono com medo dos indígenas achando que ele é selvagem, mas na verdade o próprio colono é selvagem, e esse tipo de coisa.
Mas mesmo assim, os indígenas são tratados como burros, pois iriam matar John, que bem ou mal invadiu seu território e matou um guerreiro da tribo, fazendo isso causariam uma guerra com o colono, e se não fosse Pocahontas que chegasse na hora e falasse: "PARA COM ESSA PORRA!", os indígenas teriam se ferrado.

Os filmes americanos têm esse caráter de sempre mostrar o branco como o herói e etc, e Pocahontas ao meu ver fez parte da regra, infelizmente é difícil ver filmes onde indígenas sejam tratados como heróis de verdade, e Europeus como invasores, pois o que aconteceu aqui foi uma invasão territorial, e não uma conquista, pois aqui já existia indígenas e blá blá bla. O que me deixa puta é que Pocahontas, como todo filme indigena, não mostra a diversidade indígena, comparada ao Europeu, apesar de não ser descarado sempre soa que os indígenas eram inferiores e por isso "sua terra", não era deles de fato.

Nota: 5 (ou 11 em parâmetros changeníticos)

Re-editado!
Esqueci de colocar uma piranha gostosa...sinto muito!


Se ela se vestisse assim, minha nota teria sito 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte dessa Nerdlution